domingo, 30 de abril de 2017

Denotação e Conotação

A língua portuguesa é muito rica, criativa e esta em constante evolução, cuja, as palavras não apresentam apenas um significado objetivo e literal, mas também uma variedade de significativos. Isso devido ao contexto em que ocorrem e as vivencias e conhecimentos das pessoas que a utilizam.
As variações nos significados das palavras ocasionam o sentido denotativo (denotação) e o sentido conotativo (conotação) das palavras. O sentido denotativo também é conhecido como sentido próprio ou literal e o sentido conotativo também pode ser conhecido como sentido figurado.
Ex:
·         Os domadores conseguiram prender a fera. (sentido denotativo)
·         Aquele aluno é fera em português. (sentido conotativo)

 Denotação: 

- Palavra com significação restrita 
- Palavra com sentido comum do dicionário 
- Palavra usada de modo automatizado 
- Linguagem comum 


 Conotação 
- Palavra com significação ampla 

- Palavras cujos sentidos extrapolam o sentido comum 
- palavra usada de modo criativo 
- linguagem rica e expressiva                                                        



Denotação

É uma palavra usada no sentido denotativo quando apresenta seu significativo original, mais objetivo e comum, que muitas vezes associado ao primeiro significado que aparece nos dicionários, tendo um significado mais literal. Podemos entender que a denotação tem como finalidade informar algo com mais clareza e objetividade, sendo pratico e utilitário. Assim, podemos verificar esse uso em textos informativos, como jornais, bulas de medicamentos, manuais de instrução e etc.
Exemplos:
·         O coelho é um mamífero.
·         O mecânico já consertou o carro.
·         Já construímos a casa.


Conotação

Uma palavra usada no sentido conotativo (figurado) quando apresenta diferentes significados, podendo ter diferentes interpretações, isso conforme o contexto em que aparece. São palavras que refere a associações e ideias que vão além do sentido original da palavra, assumindo um sentido figurado ou simbólico.
A conotação é usada principalmente numa linguagem poética e na literatura, mas também é empregada em conversas do dia a dia, letras de músicas, anúncios e outros.
Exemplos:

·         Você é meu sol.

·         Você tem o coração de pedra.


  Neste quadrinho acima podemos verificar o uso do sentido conotativo empregado em sua linguagem. A resposta “Você está aqui porque o dono do bar deixa você pendurar a conta até o fim do mês” utiliza uma linguagem figurativa, pois “pendurar a conta” quer dizer, consumir ou postergar o pagamento. 




2 comentários: